A Associação “Eborae Mvsica” promove no dia 29 de outubro, às 18h00,um concerto pelo grupo Cappella Pratensis. O concerto será na Sé Catedral de Évora.
O grupo musical Cappella Pratensis foi fundado em 1987, nos Países Baixos. Atualmente tem como diretor artístico e maestro Stratton Bull. Vão estar presentes os músicos Andrew Hallock (contratenor), Lior Leibovici (contratenor), Peter de Laurentiis (tenor) e Marc Busnel (baixo). O conjunto é especializado na música de Josquin Desprez, entre outros compositores polifonistas dos séculos XV e XVI, e também líder nos Países Baixos na execução deste tipo de obras-primas.
O grupo Cappella Pratensis aprofunda as pesquisas e o conhecimento indo direito à fonte, e colabora com várias entidades, como a Fundação Alamire, Centro Internacional para o Estudo da Música nos Países Baixos (Universidade de Leuven), que ajudam o grupo a fazer uma pesquisa mais aprofundada e exata sobre as peças que cantam, dando origem a um grande envolvimento com a música, com performances que chegam ao núcleo deste repertório extraordinário.
No programa constam peças de Josquin Desprez, tais como Missa Ave Maris stella, grande obra-prima preservada no famoso Codex Viena 1783 do scriptorium de Petrus Alamire, presente de Filipe de Castela a Manuel I, que representa as trocas musicais entre a Flandres e Portugal. Durante a atuação, as peças são colocadas sobre uma estante central de partituras e os músicos cantam à sua volta, o que torna o som mais envolvente.
Este conjunto musical – Cappella Pratensis também aparece em novos contextos, colaborando regularmente com companhias de dança, artistas de jazz, criadores de teatro e compositores.
Pode pré-reservar os bilhetes em eboraemusica@gmail.com . No dia do concerto também haverá bilheteira junto ao local do concerto, onde pode adquirir os bilhetes na hora.
Para mais informações deverá aceder à nossa página em eboraemusica.pt , consultar as nossas redes sociais, por email eboraemusica.pt ou por telefone 266 746 750 / 965
A organização deste concerto está a cargo da Associação Eborae Mvsica, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo e têm o apoio da Câmara Municipal de Évora,