O espanhol Carlos Barbero venceu este domingo a 35ª Volta ao Alentejo, tornando-se o primeiro ciclista a vencer a prova por mais de uma vez.
Nunca nenhum ciclista havia conseguido repetir um triunfo, até este domingo, Carlos Barbero ciclista, natural de Burgos, 25 anos de idade e atleta da Movistar Team, quebrou a “tradição” que durou 34 edições, fazendo da “Alentejana” um caso desportivo único no mundo do ciclismo em provas por etapas.
Sem ganhar uma única vez mas “especialista” em aproveitar todas as oportunidades para bonificar, Barbero mal terminou a prova fez questão de aguardar em plena reta da meta para saudar os companheiros de equipa e festejar a vitória em conjunto.
“Queria quebrar esta famosa tradição. É algo muito importante para mim” disse o atleta espanhol, e acrescentou que “sem os meus colegas de estrada nada seria impossível, tenho de agradecer o trabalho de toda a semana porque foram espetaculares”.
Ao fim de cinco dias a percorrer a região alentejana, estava uma imensa multidão espalhada nos últimos metros do percurso que terminou em Évora, registando-se um novo triunfo de etapa do colombiano Juan Molano Benavides (Manzana Postobón).
Carlos Barbero chegou á praça do Giraldo no quinto lugar, mas a vantagem para “bisar” na “Alentejana” era suficiente e o segundo na geral, o italiano do Sporting/Tavira, Rinaldo Nocentini, já não assustava.
Nas contas finais, Barbero registou 20:28:04 de prova, Rinaldo Nocentini ficou a 16 segundos enquanto o holandês Jasper de Laat (Metec-TKH) fechou o pódio com mais 25 segundos e a Camisola Branca RTP de melhor jovem em prova.