18.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Carne sustentável produzida no Alentejo e comercializada em Macau lançada pela CESL Asia e Monte do Pasto!

A empresa CESL Asia vai lançar em breve, em Portugal, carne de vaca sustentável, produzida no Alentejo, e já comercializada em Macau.

Fundada em 1987, a CESL Asia, empresa de matriz portuguesa em Macau, pretende desenvolver com o Grupo Monte do Pasto,  uma “plataforma Portugal-Macau que potencie as produções existentes, permita o lançamento de novos produtos agrícolas e pecuários sustentáveis, de maior valor incorporado e que contribuam significativamente para o desenvolvimento de toda a região do Alentejo e a economia portuguesa”.

Por sua vez, o Monte de Pasto é o maior produtor português de bovinos e exporta para Israel e mercados do Norte de África.

A novidade foi adiantada pelo presidente da Empresa, António Trindade, conforme notícia avançada pelo Executive Digest.

No lançamento público de um menu sustentável, de autoria do ‘chef’ Michele Dell’Aquila, que integra a carne “True Born” do Monte do Pasto, António Trindade sublinhou que a empresa está a “desenvolver todos os padrões de sustentabilidade [da carne] de raiz”, numa aposta num futuro de alimentação sustentável que vai exigir “uma variedade de estratégias”.

António Trindade salientou que este conceito de “carne sustentável”, vendida em porções preparadas para o consumidor doméstico, e diferentes cortes, concebidos para reduzir o desperdício, num processo de produção totalmente controlado pela empresa do “pasto ao prato”, ainda está a ser desenvolvido “desde Portugal e testado no mercado em Macau”, por “exigir também uma mudança de mentalidades”.

“Neste aspeto, a contribuição dos ‘chefs’ é importante, através das escolhas que fazem para um menu, podem fazer a diferença em termos de influenciar os consumidores a aderirem ao conceito de qualidade associado à sustentabilidade alimentar”, considerou, sobre a colaboração com Dell’Aquila, no restaurante The Manor, no hotel St. Regis do resort Londoner, onde o menu sustentável está a ser experimentado há mais de uma semana.

O desenvolvimento de uma alimentação sustentável até 2050 é necessário para alimentar 10 mil milhões de pessoas sem usar mais terra e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, afirmou ainda o responsával acrescentando que isso passa por considerações do bem-estar animal, por “inovação e por reequacionar toda a produção, logística, alimentação, tudo, do pasto ao prato”, disse.

“Significa, do lado do consumidor, alterar a dieta, de modo a consumir a quantidade e qualidade adequada de carne, adotar hábitos alimentares sustentáveis, usar produtos sustentáveis, reduzir o desperdício. Do lado do produtor, significa melhorar o bem-estar animal, a alimentação do gado, a utilização dos solos e também o apuramento genético, produzir carne com mais eficiência, melhor proteína, mais saudável e menos desperdício”, explicou.

“True Born”, a carne de vaca comercializada em Macau e a lançar em Portugal, é produzida no Monte do Pasto, em 2.500 hectares de montado alentejano, em Cuba, no distrito de Beja, onde a empresa tem contribuído para aumentar o investimento e a produção económica da zona rural, uma das mais pobres em Portugal.

“Talvez a partir ainda deste mês, vamos lançar esta carne em distribuidores específicos e numa grande superfície [em Portugal]. Até ao fim deste ano, esperamos estar também em [região administrativa especial chinesa de] Hong Kong”, adiantou o responsável, lamentando não ser ainda possível “exportar para a China, tanto mais que se trata de inovação pertinente à segurança alimentar”.

Fonte: Executive Digest

Foto: Dinheiro Vivo

 

 

Populares