No passado sábado, dia 10 de junho, decorreu em Casa Branca (Sousel), o XVI Festival Nacional de Folclore. Marcando o 15º aniversário do grupo de rancho folclórico albidomense “As Mondadeiras”, o evento anual, reuniu grupos de folclore, de norte a sul do país.
A Rádio Campanário esteve presente no evento, que contou com grande adesão da população de todo o concelho, e falou com Marta Carujo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sousel.
Neste evento que, à semelhança de não anteriores, marca o aniversário do grupo, a autarca congratula o trabalho feito pelo mesmo, na gestão de recursos e apoios para, apesar das dificuldades, continuar a sua atividade.
“A componente cultural em Sousel tem uma grande expressão”, avança a autarca, referindo que todas as freguesias do concelho têm uma representação da arte, através de rancho ou grupo de canto.
E “é o que as pessoas gostam de ver”, declara, a representação dos “usos, costumes, tradições” das nossas gentes.
Neste aspeto, afirma Marta Carujo, o grupo As Mondadeiras “tem sido excecional e tem cumprido essa missão e esse objetivo, quando sobe ao palco”.
José Mouquinho, Presidente do Rancho “As Mondadeiras”, conta à RC que o grupo se formou numa tentativa de “recuperar o que era do nosso rancho antigo, da década de 50, 60”.
Tendo tido o evento uma moldura humana composta na assistência, afirma que “é uma prova que a nossa população está connosco”.
Avança ainda que “o folclore movimenta muita coisa” e muitas pessoas, havendo eventos todas as semanas no âmbito do folclore e “na defesa da cultura portuguesa”.
Para o resto do ano, o grupo planeia visitar outros grupos, marcando presença em vários eventos do concelho, nomeadamente explorando barracas de comes e bebes.
{gallery}casabranca_festival_folclore_17{/gallery}