Grândolaola é o plano de fundo desta moderna casa, desenhada por Pedro Silva Lopes. A moradia, construída a levar em conta o terreno, o relevo e a exposição do sol, fica no meio de um pinhal.
A casa Melides, como chama o terreno, fica localizada num declive, e foi construída em tons de terra “que sai e que está agarrada à terra”, como se “tivesse crescido”, explica o arquitecto Pedro Silva Lopes, do estúdio Fragmentos.
O espaço é, ao mesmo tempo, “selvagem” e “ acolhedor”, mas solitário. A casa, que fica afastada dos centros comerciais de Grândola, ainda não tem muitos vizinhos. Entretanto, a região tem atraído mais alguns moradores com os novos projectos arquitetónicos a serem criados na localidade.
Segundo o arquiteto, “Há claramente uma apetência por aquela área”, que muito tem “a ver com o ar ainda selvagem e como se consegue ser muito autêntico”. Para Pedro Silva Lopes, a ideia de “vivência, de fim de tarde, com o copo na mão a ver aquela vista e a ver o pôr-do-sol foram fundamentais”, conclui.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui