Projeto desenhado por Manuel Aires Mateus, que foi convidado pelos proprietários para almoçar na “Casa da Terra” e imediatamente se apaixonou por esta bela casa à beira do lago, em Monsaraz.
Com um cenário tranquilo e encantador proporcionado pela propriedade, e com um enorme respeito pela natureza, fizeram o projeto “mais fácil”.
A “Casa na Terra” ganhou o Prédio do Ano 2020 do Arch Daily.
Para integrar totalmente a casa na paisagem e minimizar o seu impacto, esta funde-se com a topografia. No meio de uma vasta paisagem natural, os únicos elementos visíveis do edifício são os pátios e uma cúpula, que conecta visualmente todas as divisões no seu entorno natural.
Com 3 suites, cozinha e sala de estar abertas para o grande pátio, com vista para a bela e vasta propriedade, bem como para a albufeira do Alqueva. Assim, a cúpula que cobre as áreas comuns passa a ser o coração da casa.
Os hóspedes são recebidos como amigos e a comida é caseira e portuguesa, para manter os costumes tradicionais do Alentejo.
Os preços variam entre 350 €/noite na época baixa e 600 €/noite na época alta (pequeno-almoço e limpeza diária incluídos).
A Casa na Terra está localizada em Monsaraz, a duas horas e meia de Lisboa.
Créditos: Sapo Viagens