Nos últimos dias os casos de COVID-19 têm aumentado no concelho de Mourão, sendo que também alguns alunos do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Mourão testaram positivo à COVID-19.
No final do dia de ontem a presidente do município, na sua página de Facebook, refere que foi um “fim de dia triste com a informação que dos testes realizados, ontem, 5 tiveram resultados positivos”.
A autarca refere que “nos últimos dias têm sido muitos os contactos e/ou tentativa de contacto com a Saúde Pública especialmente devido à situação da Escola, foram horas e dias a insistir em respostas que custaram a chegar e outras que nem chegaram a chegar”.
“Tal como o Agrupamento informou quem tem autoridade para encerrar a Escola ou colocar turmas em quarentena é a Saúde Pública ou a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, não é a Proteção Civil Municipal ou mesmo a Escola”, refere a edil.
No entanto, afirma que “como é do conhecimento público, em várias situações a nível nacional, chegou-se à conclusão que o número de casos aumentou exponencialmente porque não foram tomadas as melhores decisões a nível da saúde, espero que para bem de todos não seja esse o nosso caso”.
Para além da situação da escola a autarca mostra-se ainda preocupada “com os lares do concelho que têm colaboradores com filhos e netos que podem transmitir o vírus” o que a leva a defender “uma maior testagem ou até o encerramento da Escola, nesta fase”.
O concelho de Mourão contabiliza, até ao dia de ontem, 26 casos confirmados, 16 ativos e 10 recuperados.