A 11 de novembro, manda a tradição que “se coma a castanha assada e se prove o vinho”. Em dia de São Martinho, realizam-se um pouco por todo o Alentejo momentos de convívio em torno de uma das tradições mais antigas .
Redondo, terra de características populares profundamente enraízadas, escolheu o espaço da Mata Municipal para desafiar a população a participar na Festa de São Martinho.
Castanha assada, vinho, chouriço assado, pão alentejano…os redondenses juntaram-se a volta da mesa para celebrar esta data, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Redondo.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com David Galego, Presidente da Câmara Municipal de Redondo, que começou por nos referir “estamos num cenário lindíssimo, num espaço que cada vez tem mais vida depois de alguns trabalhos de melhoria que aqui realizámos e achámos que este era o local ideal para comemorar o São Martinho.”
O Autarca redondense sublinha ainda “é sempre importante juntarmo-nos com a população, num verdadeiro momento de partilha , cumprindo a tradição.”
O vinho, setor fundamental na economia local, marcou presença nesta iniciativa e a este propósito o Presidente da Câmara adiantou “vamos ter de regresso a iniciativa Tascas, castas e cantigas já no próximo ano, com visitas ás antigas tabernas e adegas, mais um fator de promoção do nosso concelho.”
O Dia de São Martinho, à semelhança de outros “são dias que o concelho gosta de comemorar e que a população está sempre disposta a aderir” disse ainda David Galego.
O Autarca realça ainda que “o Município tem feito um trabalho muito consistente para preservar as tradições do concelho associadas ao vinho assim como outras, entre elas a valorização da Olaria tradicional, da pintura, as noites de reis, muitos momentos têm essa génese : a nossa tradição, cultura, a genuinidade destas gentes e que a população valoriza muito.”
David Galeoa conclui garantindo que a estratégia deste executivo passa por “continuar a trabalhar para que todas estas raízes que o concelho de Redondo tem não se percam.”
A tradição diz que “No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. O Dia de São Martinho é uma festa litúrgica celebrada de diferentes formas um pouco por todo o país, no dia 11 de Novembro.
A realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, celebrado a 1 de novembro. Reza a história que habitualmente, nessa data, assinalavam-se os finados ao redor de uma fogueira e de uma mesa onde não faltavam as castanhas.