12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Castelo de Vide – Autarquia recupera Oratório setecentista, a Obra ficará exposta na Casa da Inquisição

CM Castelo de Vide

A obra de arte vai ficar exposta na futura “Casa da Inquisição – Museu”, trata-se de uma pintura da “anunciação”, em oratório setecentista.
 
O valioso oratório, propriedade da Câmara Municipal de Castelo de Vide, sofreu profundo restauro por Alexandre Maniés, já se encontra depositado no futuro espaço museológico Casa da Inquisição.
 
Trata-se de um óleo de grande beleza que se encontrava em muito mau estado de conservação e que agora, graças a esta cuidada intervenção, será possível admirar o requinte da pintura composta por vários e curiosos pormenores de A Anunciação.
 
Concebida para enriquecer o acervo deste futuro museu, o qual pretende ser uma abordagem original e afirmar-se no panorama internacional na temática Judaísmo-Inquisição, terá um particular destaque na narrativa museal.
 
Com este trabalho do conservador-restaurador castelo-vidense, ficam assim finalizadas três complexas intervenções de restauro no imóvel, pelo que importa sublinhar publicamente o enorme entusiasmo, dedicação e disponibilidade com que Alexandre Maniés (e a sua equipa) nos últimos meses viveu este processo de recuperação do nosso património municipal, decerto também ainda mais motivado por estar a contribuir para a valorização destes bens artísticos da sua terra.
 
Considerando a delicadeza dos materiais e a necessidade de expô-los ao público salvaguardando as condições técnicas recomendáveis, a fase seguinte estará nas mãos de reputados especialistas, como é o caso de Vitor Vajão que definiu o projeto específico da iluminação para estes bens agora restaurados.
 
A autaquia elogia ainda os vários trabalhadores/colaboradores, de diferentes seções da Autarquia, que têm acompanhado de modo dedicado o desenvolvimento deste projeto, o qual se pretende abrir no próximo verão para contemplação da população e dos turistas, marcando seguramente a diferença da oferta cultural da região.

Populares