No próximo dia 18 de abril, o município de Castelo de Vide (Portalegre) vai receber a Bandeira de Adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência nível III, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
O galardão surge como fruto do reconhecimento pelos projetos desenvolvidos, em desenvolvimento e candidatados em prol de tornar a cidade mais inclusiva, mais amiga dos modos suaves de deslocação e promotora de um turismo dinâmico e com aproveitamento sustentável dos seus recursos históricos e culturais.
Castelo de Vide aderiu à Rede Cidades e Vilas de Excelência em 2014, momento em que recebeu a bandeira que sinaliza a integração do município nesta Rede, nas vertentes de Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana e Cidade ou Vila Turística. Em 2017, a localidade recebeu a bandeira Cidades de Excelência Nível II.
Beja é uma das 6 localidades alentejanas que integram a Rede de Cidades e Vilas de Excelência, tendo aderido em 2014, ano em que recebeu a bandeira de Cidade ou Vila Acessível para Todos e Cidade ou Vila Turística. No distrito de Beja, integra ainda a rede a localidade de Mértola. Para além de Castelo de Vide, do distrito de Portalegre surge na rede o município de Marvão, que integra desde 2015, como Cidade ou Vila Acessível e Cidade ou Vila Turística. Do Alentejo Litoral, integram a rede as localidades de Porto Covo (Sines) e Sines, o último desde 2014, nas vertentes de Cidade ou Vila Acessível para Todos e Cidade ou Vila de Mobilidade Ciclável e Pedonal.