O Município de Castro Verde assinalou esta quinta-feira, 25 de julho, os 880 anos da Batalha de Ourique, em Castro Verde, numa cerimónia onde marcaram presença a secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, e o Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, que volta a Castro Verde, onde foi pároco durante vários anos.
As comemorações arrancaram com honras militares da secretária de Estado da Defesa Nacional e restantes autoridades civis e militares na Praça do Município, seguindo-se uma romagem ao padrão e uma cerimónia militar no sítio de São Pedro das Cabeças, onde decorreu o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores e a homenagem aos mortos em combate.
A iniciativa prosseguiu no Largo da Feira, em Castro Verde, com a realização de uma missa campal, presidida pelo bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério.
De seguida os militares fizeram o juramento de bandeira do VI Turno de 2019 da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), numa cerimónia que juntou cerca de 60 militares do Regimento de Infantaria (RI) 1 de Beja.
A Batalha de Ourique foi travada a 25 de julho de 1139 nos campos de Ourique, em Castro Verde, numa das incursões que os cristãos, comandados pelo primeiro rei de Portugal D. Afonso Henriques, faziam em terra de mouros para apreenderem gado, escravos e outros despojos.