Esta quarta-feira, dia 14 de junho, assinala-se o 6º aniversário da classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera pela UNESCO.
Nesse âmbito vai ter lugar no Fórum Municipal, pelas 18h30, a sessão pública que formaliza a adesão por parte de empresas e de explorações agrícolas à Marca Biosfera de Castro Verde. Sendo este o lote dos primeiros aderentes que cumpriram o processo de análise e os critérios definidos para este efeito, esclarece a autarquia, pretende-se que este seja um momento de valorização e promoção dos recursos, produtos e empresas locais.
Este primeiro momento integra uma programação simples que assinala o 6º aniversário da classificação da Reserva da Biosfera de Castro Verde, e da qual vai constar também uma Caminhada e Passeio de Bicicleta Noturnos, na noite de 14 de junho, e o Workshop “Dieta Mediterrânica – uma tendência sustentável”, promovido pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), no dia 17 de junho.
Recorde-se que Castro Verde é a 11ª Reserva da Biosfera em Portugal reconhecida pela UNESCO, e a primeira a sul do Tejo.
O galardão da UNESCO é sinónimo de diferenciação pela qualidade e pela excelência e confere todo um potencial de divulgação e visibilidade mundial.
A elaboração da candidatura, promovida pela Câmara Municipal de Castro Verde, a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Proteção da Natureza, implicou a dinamização de um processo de participação e construção comunitária, iniciado no ano de 2013, que culminou com a sua entrega em setembro de 2016 e a subscrição do Estado Português.