Decorreu neste sábado, dia 8 de agosto, o Campeonato de Portugal de Atletismo, competição que aconteceu em diversos pontos do país. A prova realizou-se num modelo diferente dos anos anteriores devido à situação pandémica causada pela COVID-19.
Ao invés do habitual fim de semana, as provas aconteceram num só dia, em cinco pontos do país: Braga, Lisboa (Estádio Universitário), São Miguel (Ponta Delgada), Terceira (Angra do Heroísmo) e Madeira (Ribeira Brava e RG3).
Pela primeira vez a Academia José Jacob, de Portalegre, com apenas dois anos de vida, esteve presente no Estádio Universitário de Lisboa, com uma atleta, no escalão máximo do Atletismo português.
Em notícia publicada na página oficial de facebook da Academia , a mesma informa que “Catarina Ribeiro ainda júnior Sub20, competiu nos 100 metros barreiras 0,84, e subiu bem alto na classificação ao terminar em 5º lugar. Embora não estando no seu melhor, necessitava de mais tempo para atingir o ponto de forma ideal, teve duas prestações muito exigentes com as melhores atletas nacionais da especialidade já séniores.”
Avança ainda que “na eliminatória foi 3ª em Lisboa e 5ª no país com 17.18″, a sua melhor marca da época, mas bem distantes dos 16.01″ (v:+2.1) conseguidos no ano anterior. Na final, com os nervos e a ansiedade a aumentarem, chegar a uma final do Campeonato Nacional de Portugal, ainda por cima sendo ainda Júnior Sub20, afetou a sua prestação correndo os 100 metros barreiras em 17.64″, sendo de novo 3a em Lisboa e conseguindo um muito honroso 5ª em Portugal.”