12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CCDR Alentejo na presidência da Euroace. “Cabe-nos agora encontrar um conjunto de propostas concretas para operacionalizar no terreno”, diz António Dieb (c/som)

A Região Alentejo assumiu a presidência da Euroace sucedendo à espanhola Junta de Extremadura, que presidiu a esta euro-região desde a sua criação, no ano de 2009.

António Dieb, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explica que para os próximos dois anos são assumidos os pilares fundamentais definidos no âmbito dos estudos de planeamento feitos na Euroace, um território da euroregião com Alentejo Centro Extremadura com preocupação de ornamento, uma dimensão de valorização dos investimentos e da cooperação em torno da competitividade económica e uma grande preocupação com a dinamização de atividades que facilitem a comunicação, a relação direta com os cidadãos com as populações de cada uma das três regiões, portanto uma preocupação com a cidadania ativa”, são as principais apostas da nova presidência da Euroace.

O presidente da CCDR Alentejo refere, “cabe-nos agora encontrar, nos próximos meses, um conjunto de propostas concretas para operacionalizar no terreno estas preocupações e depois termos dois anos para as articular e concretizar”.

António Dieb realça que “o fato da região Alentejo, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional assumir a presidência da euroregião Alentejo Centro Extremadura é um fato que não pode nem deve ser tratado de menor importância pois é a primeira vez que isso acontece e é uma responsabilização dos agentes regionais no sentido de se mostrarem capazes de estabelecerem relações de se mostrarem capazes de estabelecerem relações de cooperação transnacionais, transfronteiriças e serem capazes de darem provas de capacidade de liderança efetiva na concretização de ações”.          

{play}http://radiocampanario.com/sons/Dieb%20Euroace5dez14.MP3{/play}

No início da década de noventa a Comissão de Coordenação do Alentejo aprofundou a cooperação que vinha estabelecendo com a vizinha Espanha, tendo sido assinado um Protocolo com a Junta de Extremadura, em 1992.

Este Protocolo lançou as bases para a criação do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças com polos em Évora e Mérida, que permitiu coordenar e implementar diversas ações e projetos conjuntos, que ajudaram a promover e difundir a cooperação.

 

No dia 21 de Setembro de 2009, em Vila Velha de Ródão, foi criada a Euroregião Euroace, que resultou no agrupamento das regiões do Alentejo, Centro e a Comunidade Autónoma da Extremadura.

Populares