O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), conjuntamente com a Universidade de Évora (UÉvora) e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), irão realizar em Beja, no âmbito da 38ª Ovibeja, a Feira Gastronómica do Cardo, entre os dias 21 e 25 de abril. A Feira pretende promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico associado à utilização gastronómica do cardo, e terá uma programação de atividades diária variada desde conversas picantes com investigadores, especialistas em gastronomia e produtores de cardo, sessões de showcooking com chefs de cozinha, até provas de queijos e outros produtos confecionados com esta planta.
A Feira Gastronómica do Cardo, enquadrada na programação da 38ª Ovibeja, decorrerá a partir das 15h00 e até às 18h30, no stand CEBAL, em articulação com o Espaço Show Cooking da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), ambos localizados no Pavilhão Institucional. Com uma programação diária diversificada, que alia a tradição à inovação, esta feira será o palco para Conversas Picantes em torno do recurso endógeno, com convidados especialistas de diversas áreas, desde a botânica, a engenharia alimentar, as ciências da saúde, a gastronomia, incluindo produtores de cardo, e em que serão abordados temas diversos que no seu conjunto permitam o ampliar do conhecimento em torno da valorização económica do cardo.
As sessões de Show Cooking, em que o ingrediente cardo será reinventado nos mais diversos sabores, estarão a cargo dos Chefs Pedro Rolim, da Escola Profissional de Alvito, Chef Maria Urmal, da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, e do Chef Nuno Lourenço, do Restaurante/Casa de Chá – Chá da Barra Villa. Os chefs demonstrarão a plasticidade do cardo, e a sua potencialidade como ingrediente de pratos doces ou salgados.
A clássica utilização da flor do cardo na produção de queijo estará também presente, com uma prova de queijos produzidos no âmbito do Projeto CynaraTeC. A prova de Tarte de Cardo, concebida pela empresa CYNATURA, estará também em destaque.
O cardo é um recurso endógeno cuja principal valorização é a utilização da flor para a produção de queijo, mas que o conhecimento atual evidencia a multifuncionalidade desta planta, como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica, bem como fonte de biomassa para diferentes aplicações industriais. A Feira Gastronómica do Cardo apresenta-se como uma sessão de Brokerage Tecnológico tendo por objetivo disseminar o potencial de utilização do cardo na gastronomia.
A Feira Gastronómica do Cardo está inserida no projeto CynaraTeC, financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica a diferentes setores industriais no apoio à valorização do Cardo.
Fonte: Nota de Imprensa