António Ceia da Silva, atualmente a desemprenhar as funções de Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, acaba de publicar na sua página pessoal de facebook um post no qual confirma a sua candidatura à presidência da CCRA Alentejo.
De acordo com a nota publicada, Ceia da Silva diz fazê-lo “com o sentido de servir a minha terra,com convicção e grande determinação decidi candidatar-me com enorme orgulho à Presidência da CCDRA ALENTEJO”
Adianta ainda que para esta tomada de decisão “foi muito especial contar com o apoio dos Presidentes das Federações do PS de Beja,Évora e Portalegre.”
Termina dizendo “quero que esta candidatura seja de todos,contar com o apoio de todos os autarcas independentemente das suas opções partidárias,os independentes e todos os Alentejanos. Por um Alentejo melhor,com mais população e com maiores indices de Desenvolvimento. PELO MEU ALENTEJO, COM TODOS OS ALENTEJANOS.”
Até agora, os presidentes das cinco CCDR – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve – eram nomeados pelo Governo.
O diploma do Governo, recentemente publicado, foi alterado na Assembleia da República em 23 de julho com os votos a favor do PS e PSD e sem o apoio dos restantes partidos.
Os mandatos para os presidentes e vice-presidentes de cada uma das cinco CCDR serão de quatro anos e a respetiva eleição decorre na sequência das eleições para as autarquias locais.
No entanto, excecionalmente, este ano decorrerão em outubro e o mandato será de cinco anos, com o objetivo de que os novos eleitos possam acompanhar as negociações de fundos estruturais que estão a decorrer com Bruxelas.