A 8 de Dezembro a Igreja Católica celebra o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor.
Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.
O culto à Imaculada Conceição foi oficializado por D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, filho dedicado e obediente da Santa Igreja e devotíssimo da Virgem da Conceição, perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha de Portugal. A que era somente Padroeira de Vila Viçosa passou a ser Padroeira de Portugal.
Depois desse grande momento, os reis seus sucessores, mais nenhum usou coroa sobre a cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.
As solenidades da Padroeira de Portugal, trazem sempre peregrinos de vários locais ao santuário de Vila Viçosa, no dia 8 de Dezembro e os antecedentes preparam os fiéis para venerar a Imaculada e também o Natal.
O Padre Francisco Couto explicou à Rádio Campanário a importância deste dia para o povo cristão, e nomeadamente para Vila Viçosa, falando do tempo que antecede a Solenidade da Imaculada Conceição, frisando que “é uma das maiores solenidades dedicada à Mãe de Deus, Mãe da Igreja e dos cristãos, ao santuário ocorrem muitos peregrinos que chegam em busca de graças para proteger o seu povo.”
O Padre Francisco Couto salienta que a Novena, que se inicia no dia 29 de novembro, será transmitida em direto pela Rádio Campanário, “vai de encontro a preparar grandemente o dia 8, o dia que queremos cuidar, mas também o próprio Natal, que a Mãe de Deus com o seu sim, proporcionou que Deus seja homem como nós”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Imaculada%20conceicao_Pe%20Couto_28nov.MP3{/play}
As Solenidades da Imaculada Conceição iniciam-se com a novena diária, a partir do dia 29 de novembro, acontecendo no dia 30 a Vigília pela “Vida Nascente”, pedida pelo Santo Padre, seguida de um concerto com o órgão de tubos e voz. Dia 5 serão as confissões, que reparam o dia da Imaculada, mas também o Natal; Dia 6, o tradicional encontro de Nossa Senhora com as crianças, das escolas primárias, jardins-de-infância e creches; os dias de excelência, 7 e 8; Dia 7, terá lugar a peregrinação dos jovens de Estremoz a Vila Viçosa, à noite a Vigília à volta das muralhas do castelo; Dia 8, às 11h Celebração Eucarística pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves, Procissão às 15h e às 17h a Eucaristia de Encerramento das Solenidades.