Os missionários do Preciosíssimo Sangue, celebram o bicentenário sob o lema "1815-2015: O sonho continua…"
As celebrações decorreram de 19 a 21 de Outubro, na Igreja de S. Bartolomeu, tendo sido apresentado o livro "S. Gaspar Del Bufalo – O Sonho Continua…", da autoria do padre Luís Filipe a que se seguiram duas conferências ministradas pelo padre Francisco Gil.
A finalizar estas celebrações, em Vila Viçosa, teve lugar no dia 21 de Outubro a Eucaristia de Acção de Graças, presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves. Terminando as celebrações, com um jantar convívio, pelas 20h, no Seminário de S. José de Vila Viçosa.
A Rádio Campanário esteve presente nesta celebração e falou com o Arcebispo D. José Alves que nos disse que” em 1929 a pedido do então Arcebispo D. Manuel Mendes da Conceição Santos a Congregação do Preciosissímo Sangue (CPPS) se instalou em Vila Viçosa e aqui tem permanecido ao longo destes oitenta e cinco anos, onde já existiu um seminário que formou padres, que hoje estão no ativo. Considera ainda que “ a vinda dos padres pela CPPS para a diocese de Évora foi uma mais-valia porque são padres que têm participado em muitas atividades de caratér missionário e que não se reduziram apenas à sua presença na paróquia de S.Bartolomeu em Vila Viçosa,onde também tem exercido uma atividade notória. Para nós a presença da CPPS foi um dom que Deus nos concedeu pelo ardor missionário que os padres têm vivido e pelos muitos anos que estão connosco.Esperamos que sejam muitos mais anos, porque fazem muita falta e a acção deles é muito benéfica.”
O Provincial padre José Luís Morgado Ferreira afirma que “ nesta celebração jubilar dos 200 anos, continuamos dispostos a sonhar como o que S. Gaspar um dia sonhou. A CPPS é uma Congregação que está no mundo para servir,uma Igreja que vive a alegria do Evangelho,uma Igreja que semeia a palavra de Deus.” Salienta ainda que “a palavra e a caridade foram pilares para S. Gaspar e nós continuamos a fazê-lo pelo mundo,os desafios nas diferentes valências da Provéncia Ibérica (Espanha,Guiné e Portugal) são outros ,mas a resposta acaba por ser da mesma fonte tentamos sempre ser fieis ás nossas origens e vemos nos nossos diáconos a esperança.”
O padre Paulino missionário da Congregação do Preciosissímo Sangue em Espanha destaca que “o sonho é dizer a todos(as) que são muito importantes, não há pessoas de primeira ou de segunda ordem, todos somos irmãos(as) .O missionário realça que ” com a divulgação das palavras de S. Gaspar podemos ajudar o enfermo(a),o solitário(a) porque todos somos importantes aos olhos de Deus.”
O fundador da Congregação do Preciosissímo Sangue, S.Gaspar Del Bufalo, filho de Annunziata e António del Bufalo nasceu a 6 de Janeiro de 1786, em Roma. Com um ano e meio de idade sofreu de uma doença incurável na vista que ameaçou deixa-lo cego,foram oferecidas orações a S.Francisco Xavier em prol da sua cura. Um ano mais tarde estava curado, a sua devoção pelo santo levou-o a enveredar pela vida religiosa.Gaspar tornou-se ativo em ministérios de diversas valências.Durante quatro anos esteve exílado, aquando da sua libertação fundou uma sociedade de padres denominada por Congregação do Preciosissímo Sangue, na qual definiu como missão: difundir a palavra de Deus e ajudar os mais necessitados.Foi missionário até ao último dia de vida, faleceu no terreno a 28 de Dezembro de 1837.