Portugal enviou uma Força Conjunta de Proteção Civil e das Forças Armadas (FOCON), para apoiar Valência, Espanha, ao abrigo do pedido de ajuda internacional ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
A FOCON, constituída por 101 operacionais oriundos da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), bombeiros, INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e 28 militares dos três ramos das Forças Armadas, é coordenada por José Ribeiro, Comandante Regional da Proteção Civil do Alentejo.
Em declarações à Rádio Campanário, nesta quinta-feira, 14 de novembro, o Comandante José Ribeiro explicou o cenário que encontraram e os trabalhos que estão a ser realizados por esta força portuguesa. O responsável adiantou “encontrámos um cenário de grande destruição , com muito impacto nas infraestruturas e no património , nomeadamente em veículos .”
A Força Conjunta estará equipada com 40 veículos, dos quais 28 são operados por elementos da Proteção Civil. A Marinha, Exército e Força Aérea enviam também 12 veículos.
A FOCON tem uma capacidade de sustentação mínima de sete dias, podendo este prazo ser prolongado.
Para além dos meios terrestres, os mais de 10 operacionais que partiram de vendas Novas para Valencia levaram consigo “muita motivação e muito empenho e acima de tudo muita vontade de devolver esperança a estas pessoas” sublinhou ainda o Comandante José Ribeiro.