Santo Amaro voltou a benzer o gado, cumprindo-se uma das mais antigas tradições da aldeia do concelho de Sousel.
À semelhança do ano passado a Bênção foi organizada pela Associação Cultural e Desportiva de Santo Amaro, com o apoio da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Sousel.
A iniciativa iniciou-se pelas 10 horas do dia 10 de maio, com a celebração da missa solene na igreja da aldeia e dirigiu os fieis, em procissão, à Bênção do Gado, onde desfilaram ovelhas, cavalos, vacas e alguns animais de estimação no corredor improvisado pelos populares, para receberem a bênção do pároco.
A Rádio Campanário assistiu à cerimónia e falou com o pároco Nabais que começou por dizer que a iniciativa deveria chamar-se “bem dizer a Deus porque nos deu os animais, o trabalho, a carne, para sustento do homem”, acrescentando que “é uma tradição antiga que acabou por volta do 25 de Abril e agora há cerca de 20 anos foi recomeçada sem o esplendor de antes devido a questões burocráticas”.
O pároco finaliza dizendo que “é um ato cultural e social muito importante”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/santo_amaro_padre_nabais12maio14.mp3{/play}
Para o presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, Nélio Painho, “o povo uniu-se mais uma vez em prol de uma tradição”, lamentando, “infelizmente as pessoas estão a aderir cada vez menos às festas”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/santo_amaro_presidente%20Junta_nelio_painha12maio14.mp3{/play}