12.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Central Fotovoltaica do Freixial “irá produzir energia que daria para todo o concelho” e futuramente “irá reduzir os custos da eletricidade para os cidadãos”. A RC mostra-lhe as fotos (c/som)

Decorreu esta quarta feira, 10 de julho, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da Central Solar do Freixial, em Alandroal.

A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes e do Secretário de Estado da Energia, João Galamba.

A Rádio Campanário também marcou presença das cerimónias e recolheu as declarações do Ministro do Ambiente.

João Matos Fernandes começa por referir aos nossos microfones que “é um grande investimento para o concelho e para o país, através da riqueza que vai criar”.

“Os ganhos ambientais destes projetos são imensos, pois as taxas de emissão são zero”
João Matos Fernandes

O Ministro do Ambiente faz ainda referência “ás poupanças em importações energéticas” que este projeto vai permitir “acabando por produzir energia limpa, o que vai acabar por baixar os valores das faturas mensais dos cidadãos”.

Questionado pela RC sobre eventuais impactos ambientais dos campos de painéis solares, João Matos Fernandes refere que “o que estamos a fazer é a ponderar mesmo impactos ambientais, são inúmeros os casos em que temos pastagens e campos de painéis solares”. O responsável pela tutela do ambiente deixa ainda a garantia de que “todas as oliveiras que estão ao nosso redor vão continuar, nenhuma vai ser abatida”.

Por fim o ministro considera que “em solos pobres que não tem outro uso devemos utiliza-los para um fim ambiental, que é a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis”.

 

{gallery}alandroal_fotovoltaica_10jul19{/gallery}

 

Populares