O Centro de Ciência Viva de Estremoz celebrou o seu 10º aniversário com a inauguração do Observatório de Ciências da Terra Prof. Doutor José Mariano Gago.
A cerimónia decorreu na passada sexta-feira, dia 5 de junho e contou com a presença de diversas individualidades.
A partir de agora quem visitar o Centro de Ciência Viva de Estremoz já pode olhar a Terra de uma forma inédita no novo espaço dedicado à observação do nosso planeta.
Em declarações à Rádio Campanário o presidente do município estremocense, Luís Mourinha destacou que o número de visitantes do Centro de Ciência Viva de Estremoz tem um enorme peso turístico porque 90% dos visitantes são de fora “e é o primeiro contacto com a terra” o que fará com que mais tarde “os miúdos se lembrem” e queiram voltar.
Relativamente ao nome atribuído ao Observatório de Ciências da Terra, Luís Mourinha diz que faz todo o sentido na medida em que o Prof. Doutor José Mariano Gago “foi o impulsionador do Centro de Ciência Viva de Estremoz e teve um peso enorme na sua realização e no desenvolvimento da ciência no país”.
Foi a 27 de maio de 2005 que o Centro de Ciência Viva de Estremoz abriu as suas portas ao público.
Desde então um longo caminho foi percorrido o que permitiu que já tenham passado por este espaço, dedicado à divulgação da cultura científica e tecnológica, mais de 100 000 visitantes.
Recentemente o Ciência na Rua foi distinguido com o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, pelo reconhecimento do trabalho efetuado.