Borba, 06 de agosto de 2024 – Situado estrategicamente junto à Estrada Nacional 4, no antigo CEVALOR, o Centro de Incubação do UNITATE Campus, em Borba, já abriu portas e está preparado para acolher projetos e empresas que desejem beneficiar de um ambiente de inovação e colaboração.
O espaço em questão visa acima de tudo proporcionar condições ideais para o desenvolvimento de iniciativas com impacto positivo na sociedade.
O Presidente da Fundação Unitate, Dr. Tiago Abalroado, em declarações à Rádio Campanário reforçou a importância deste centro de incubação no desenvolvimento da vertente social da região. O responsável começou por referir “este é o primeiro passo daquilo que nós esperamos que seja o início da concretização de um sonho e estamos muito satisfeitos por ao fim de um ano termos conseguido abrir portas.” Tiago Abalroado realça que este é, acima de tudo “um espaço para as pessoas , para as comunidades e para o desenvolvimento do território.“
O centro de incubação tem agora as portas abertas para todas as empresas e /ou projetos que queiram fixar-se neste edifício. E para isso os interessados poderão apresentar as suas candidaturas. O Presidente da Fundação Unitate explica o procedimento “o nosso objetivo é captar empresas, empreendedores , pessoas que queiram desenvolver os seus projetos que na sua génese tenham uma missão social forte, quer ao nível da sustentabilidade, quer ao nível do combate às desigualdades, quer ao nível da coesão territorial” especificando contudo que o espaço está aberto a todos os que queiram ali desenvolver as suas ideias.
Para o Presidente da Unitate este é “um espaço de convergência e de conexão; queremos um espaço onde as pessoas partilham experiências e conhecimentos de forma a contribuírem para missões sociais.”
O UNITATE Campus oferece uma variedade de infraestruturas para satisfazer as necessidades dos empreendedores. Destacam-se, entre outras, salas individuais, salas de coworking, pátios interiores e zonas de convívio, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento de ideias e à colaboração entre diferentes iniciativas.
Para além destes espaços, o novo Centro de Incubação conta ainda com salas de reuniões, um centro de congressos e um auditório, ideais para a realização de eventos, apresentações e workshops que promovam o networking e o crescimento das empresas incubadas.
Tiago Abalroado destaca como mais valias deste centro “a boa localização do centro, facilmente acessível pela EN4, um imóvel que está na convergência dos distritos de Évora e Portalegre, com grande proximidade a Espanha o que reforça a sua posição como um ponto de encontro privilegiado para empreendedores de várias regiões e até nacionalidades assim como a convergência com os Municípios que compõem a Zona dos Mármores.” O responsável destaca ainda “as infraestruturas disponíveis no espaço, um espaço com uma matriz social grande.”
Tiago Abalroado acredita que este centro de incubação “vai ser um espaço gerador de impacto social nas comunidades e na região.”
O Centro de Incubação do UNITATE Campus em Borba representa assim uma oportunidade única para empreendedores que procuram um espaço dinâmico e colaborativo para desenvolver os seus projetos com um forte sentido de responsabilidade social
A atual fase do projeto está direcionada para a receção de candidaturas de novos projetos e empresas que pretendam beneficiar das instalações e do ambiente inspirador que o centro oferece. Este convite está particularmente dirigido a iniciativas que valorizem o impacto social e a sustentabilidade, alinhando-se com os valores fundamentais do centro.
Para mais informações sobre as candidaturas e as condições de acolhimento, os interessados podem contactar através do e-mail geral@unitate.pt ou pelo número de telefone 961 587 138.