Teve lugar na passada quinta-feira, a Cerimónia de Inauguração do Centro de Interpretação do Castelo de Portel. Com coordenação de conteúdos históricos a cargo da equipa liderada por Paulo Lima e Ana Pagará, este projecto, levado a cabo pela Câmara Municipal de Portel, promove um novo espaço dedicado ao Castelo de Portel abrindo portas para, não só acolher e responder aos muitos visitantes que diariamente acedem aquele Monumento Nacional, como também, aos muitos outros que, conhecendo o edificado que ali se encontra, têm agora uma nova oportunidade de o redescobrir e conhecer a sua ligação com a sua comunidade ao longo dos séculos. Também para descobrir de novo, encontra-se o espaço público envolvente ao castelo, virado a poente, e com maravilhosas vistas para o edificado no centro histórico da Vila.
Após um acordo firmado entre o Município de Portel e a Casa de Bragança, foi possível erguer um espaço onde o visitante pode agora encontrar, de forma breve, sucinta e transversal a várias gerações, a história do monumento e as enormes transformações que o mesmo sofreu desde a sua edificação. Esta obra é complementada por outras que tiveram lugar anteriormente, nomeadamente através do processo de requalificação dos arruamentos e acessos em redor do Castelo de Portel.
Durante a cerimónia e nas breves palavras que o presidente do Município de Portel proferiu perante o público presente, destaque para o anúncio do projecto já adjudicado e complementar a este Centro de Interpretação, o qual visa a requalificação, consolidação e segurança do próprio Castelo e das suas muralhas e que está neste momento, pendente de uma reclamação no tribunal por um dos concorrentes à obra.
Para além do presidente da autarquia, José Manuel Grilo, e do seu executivo, marcaram ainda presença na cerimónia, outras entidades nomeadamente, a Fundação Casa de Bragança, Turismo do Alentejo, Delegação Regional da Cultura e Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo.