Estremoz, 28 de julho de 2024 – O Município de Estremoz está a trabalhar em dois novos projetos que apostam fortemente na área da museologia, criando assim mais uma oportunidade de divulgar e promover o vastíssimo património que a cidade tem, nas suas várias vertentes.
José Daniel Sadio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, em declarações à Rádio Campanário à margem da iniciativa que acolheu o concerto da Banda Juvenil do Alentejo Central, falou sobre a criação de dois novos museus na “cidade branca”.
O Autarca explicou “aquilo que está a ser delineado é a construção de um centro interpretativo do Mármore de Estremoz através da requalificação e restauração do Convento de Santo António .” O objetivo passa por “dar a conhecer a história do mármore , ligar a ciência ao mármore a trazer artistas para o local de forma a que os mesmos possam ali trabalhar este recurso” acrescentou ainda.
Trata-se de um projeto que une o Município de Estremoz, a Universidade de Évora e o Centro de Ciência Viva Nacional . José Daniel Sadio evidencia que “o caminho está a ser feito, há boa vontade de todas as partes e acredito que se concretizará.“
O projeto irá contar com recurso a fundos comunitários. Ainda assim, o presidente da autarquia explica que “não está ainda fechada a questão da candidatura” .
O Município de Estremoz retoma assim um processo cujo projeto já existe na Câmara Municipal desde 2008 , inicialmente apontando aquele local para um centro de ciência viva. José Daniel Sadio explica que “à partida é compatível a questão da recuperação do edifício com o que se pretende fazer agora” evidenciando tratar-se de um projeto de muitos milhares de euros. Questionado pela Rádio campanário sobre o valor concreto, o Edil especifica que se trata de um investimento “na casa dos 4 a 5 milhões de euros.”
Para concretizar este centro, frisa “o mais importante já aconteceu que foi esta união de vontades e sinergias e que seguramente irá contar também com o apoio da CCDR Alentejo, o que me faz acreditar que vai ser possível.”
O outro museu que está a ser projetado é o Museu da Alfaia Agrícola , fazendo assim renascer o Museu da Alfaia há muito encerrado. No que diz respeito ao espólio para este Museu, o Presidente da Câmara Municipal realça que o mesmo “não está acessível à população e urge encontrar uma solução para que as gerações mais novas não percam este legado histórico.”
O Presidente conclui “acredito que a médio prazo teremos mais dois espaços museológicos em Estremoz.”