São amanhã (31) inaugurados os novos centros de saúde de Redondo e Portel, com a presença do secretário de estado adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal.
A unidade de saúde de Portel é inaugurada pelas 12h. A valência irá servir cerca de 6540 utentes. Trata-se da adaptação e remodelação de uma antiga escola primária que se encontrava desativada, e que foi cedida pela autarquia, dispondo de uma área bruta de 1.335 m2.
Durante a tarde, às 16h, é inaugurado o centro de saúde de Redondo. A infra-estrutura, com uma área bruta 1.056m2, foi construída num terreno cedido pela autarquia e irá servir cerca de 7.000 utentes.
Ambas as construções, num investimento total de cerca de 3,9 milhões de euros, são da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Alentejo, e foram apoiadas pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional INALENTEJO, com cofinanciamento FEDER, no valor de 2,5 milhões de euros.
Estas novas infra-estruturas, que se encontram preparadas para assegurar o funcionamento de Unidade de Cuidados Personalizados de Saúde/unidade de saúde familiar, unidade de cuidados na comunidade, unidade operativa de saúde pública e de apoio geral e administrativo, vão permitir melhorar o acesso, a qualidade e a humanização dos cuidados de saúde prestados, as relações entre profissionais e utentes, bem como rentabilizar os recursos humanos.