O CENDREV aproxima-se a passos largos de cumprir meio século de atividade ininterrupta nos âmbitos da criação e difusão cultural. Este mês soma-se mais uma nova produção da companhia, com estreia marcada para quinta-feira, dia 16 de novembro às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
“Pó e Batom” é um original de Esther F Carrodeguas, com tradução e encenação de Sofia Lobo, e conta com a interpretação de Ana Meira e Rosário Gonzaga. Trata-se de uma fantasia lírica de Esther F Carrodeguas, a partir de duas conhecidas mulheres de Santiago de Compostela. Maruxa e Coralia Fandiño Ricart são duas irmãs que todos os dias cumprem escrupulosamente o mesmo ritual, saindo às duas em ponto para passear, vestidas e maquilhadas de forma garrida, repetindo percursos e enfrentando a cinzenta sociedade franquista que as marginaliza e maltrata, por serem de família republicana anarcossindicalista. Par inseparável que reinventa o sentido da vida, ora de forma cómica, ora ácida, resistindo e sobrevivendo em situação muito adversa. São galegas, mas reconhecemo-las em outros lugares e outros tempos, ao percorrermos a ponte que vai do particular ao universal, como pode acontecer quando temos nas mãos uma peça de teatro tão bela como esta.
Este espetáculo estreia quinta-feira, dia 16, às 19h00 no Teatro Garcia de Resende em Évora, e estará em cena até dia 23 deste mês. Com sessões de quarta a sábado, às 19h00, domingos às 16h00, e sessões com tradução em língua gestual portuguesa nos dias 18 e 19.