Sob a temática Turismo para um crescimento inclusivo, a Câmara de Beja assinala o Dia Mundial do Turismo 2021 com a organização de um conjunto de visitas guiadas ao Centro Histórico de Beja para a comunidade sénior e a comunidade migrante no dia 27 de setembro. É ainda disponibilizado um horário aberto à comunidade geral público geral se possa inscrever. A visita terá a duração de 1h30m e permitirá ao participante conhecer os grandes e pequenos factos da história de Beja a partir dos monumentos e outros vestígios do seu Centro Histórico, conforme divulgado pelo município.
10h00 | Comunidade sénior
16h00 | Público geral
20h00 | Comunidade migrante
Inscrições: turismo@cm-beja.pt | 284 311 913
Ponto de encontro: Castelo de Beja
O Dia Mundial do Turismo (WTD) celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Este dia foi escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo global.
Este dia promove a conscientização sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição que o setor pode dar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A pandemia de COVID-19 teve um enorme impacto social e económico. Tanto as economias desenvolvidas como as em desenvolvimento foram atingidas por esta pandemia. O turismo foi um setor económico fortemente penalizado, mas poderá contribuir para impulsionar a recuperação e o crescimento. Foi neste enquadramento que a Organização Mundial do Turismo (OMT) designou o Dia Mundial do Turismo 2021 como um dia centrado no Turismo para um crescimento inclusivo.
A OMT, enquanto agência especializada das Nações Unidas para o turismo responsável e sustentável, está a orientar o setor no sentido de uma recuperação e crescimento inclusivos. A OMT visa garantir que todo o setor tem uma palavra a dizer no seu futuro – incluindo as comunidades locais e as minorias. O turismo é um pilar reconhecido de muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial dos Objetivos 1 (combate à pobreza), 5 (igualdade de género), 8 (trabalho digno e crescimento económico) e 10 (reduzir as desigualdades).