Decorreu esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, a cerimónia de entrega de diplomas a 10 alunos do Curso de Aprendizagem – Técnico de Eletrotecnia, no Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro (CIPGCRN), em Campo Maior.
Em declarações à Rádio Campanário, Sandra Cardoso, diretora do Centro de Formação Profissional de Portalegre, afirma que se tem verificado “uma boa taxa de empregabilidade” dos formandos do Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro.
O insucesso escolar surge como “um dos grandes problemas estruturais que se colocam ao sistema educativo”, limitando esforços do país e pressionando a taxa de abandono escolar.
O Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP) “considera que a qualificação dos jovens é bastante importante para o desenvolvimento social e económico do país” apostando nestes cursos que para além de atribuírem certificação profissional e o 12º ano de escolaridade aos formandos, “permite-lhes no processo formativo um contacto com o mercado de trabalho”.
Indo estas formações “de encontro às necessidades do mercado de trabalho […] tem-se verificado uma boa taxa de empregabilidade” destes jovens, sendo muitos deles absorvidos pelo Grupo Nabeiro.
João Muacho, vice-presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, afirma que a qualificação dos jovens contribui “para a não desertificação do concelho e da região”.
Estas formações pretendem conferir aos formandos “uma oportunidade no mercado de trabalho”, surgindo esta, muitas vezes, “através do Grupo Nabeiro”.
O autarca recorda que o município tem apostado na educação, nomeadamente na requalificação e construção de estabelecimentos de ensino “que certamente no futuro vão ter um impacto muito positivo” no município e na região.
“Quem tem mais conhecimento, terá mais possibilidade de arranjar emprego qualificado, com melhores vencimentos, não estar nas listas de desemprego, e contribuir para o sucesso socioeconómico” dos concelhos em que se inserem e do país, defende.
Questionado sobre a capacidade de resposta do concelho para integrar no mercado de trabalho, estes jovens recém-formados, afirma que “Campo Maior poderá ter uma resposta alargada para a empregabilidade destes jovens”, dando-lhe oportunidade para por em prática os conhecimentos adquiridos nos dois anos do curso.
Embora o Grupo Nabeiro – Delta Cafés” surja como “o maior empregador a nível local e até regional”, o autarca frisa que existem outras empresas no concelho, de maior ou menor dimensão, “que permitem que os campomaiorenses possam ter acesso ao emprego e que tenham uma vida diferente daquela ao nível do Alentejo e de alguns pontos do país”.
Desta forma, o IEFP e o CIPGCRN “dão formações tendentes a essas áreas”, aponta.
Os diplomas foram entregues pela mão de João Manuel Nabeiro, administrador da Delta Serviços, de Sandra Cardoso, diretora do Centro de Formação Profissional de Portalegre e de João Muacho, vice-presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.
O curso que confere dupla certificação profissional e equivalência ao 12º ano de escolaridade, foi ministrado entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017, pela Delta Serviços, em parceria como Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
{gallery}campomaior_diplomas{/gallery}