8.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Dezembro 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Centro Interpretativo vai “nascer” para preservar memória histórica e militar de Vendas Novas

Foi assinado no passado dia 4 de dezembro, um protocolo entre o Município de Vendas Novas e o Exército Português, representado pelo Regimento de Artilharia n.º 5 (RA5), com vista à criação do “Centro Interpretativo Museu da Artilharia e da Cidade de Vendas Novas”. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, e pelo Comandante do RA5, Coronel Luís Laranjo, na presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Ferrão.

De acordo com a Autarquia de Vendas Novas, o protocolo estabelece a cooperação entre as duas entidades para reprogramar e reorganizar a atual Coleção Visitável do RA5 (anteriormente designada Museu da Artilharia), tornando-a um espaço interpretativo moderno que valorize o património histórico-militar e a identidade local. O documento define as responsabilidades de cada entidade para concretizar o projeto, sendo que o Município será responsável por preparar e submeter candidaturas a linhas de financiamento, assegurar o investimento em obras de requalificação do espaço expositivo e garantir a promoção do Centro junto da comunicação social e da população. O Exército, por sua vez, compromete-se a desenvolver os projetos de arquitetura e museografia, reunir os conteúdos expositivos e viabilizar o uso do espaço para fins educativos e culturais. O plano inclui a criação de um Conselho Científico e Consultivo para garantir a precisão histórica dos conteúdos apresentados.

Após a conclusão das obras, será definido um modelo de gestão sustentável para o Centro, incluindo a abertura ao público, conservação do espaço e realização de visitas de estudo e eventos educativos.

Com esta iniciativa, o Município e o Exército pretendem preservar a memória histórica e militar de Vendas Novas, promovendo a valorização cultural e o dinamismo turístico. O futuro Centro Interpretativo será uma ponte entre o passado e o presente, enriquecendo a identidade do Concelho e oferecendo aos visitantes uma experiência única.

Populares