A Cáritas Diocesana de Beja viu aprovada a candidatura apresentada para o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.
Trata-se de um serviço de atendimento direcionado para os imigrantes, no sentido de prestar a ajuda necessária para uma integração mais fácil e acompanhada.
O CLAIM de Beja, cujo período de funcionamento terminou no final do ano passado, tem agora condições para continuar a trabalhar até 2026, uma vez que a candidatura apresentada para a sua manutenção foi aprovada.
Recorde-se que em 2003 foi criada a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (Rede CLAIM) , da qual este centro de Beja faz parte, tem como missão central facilitar o acolhimento e a integração de pessoas migrantes.
A missão destes centros passa por prestar informação e apoio em todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
O apoio aplica-se em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
O centro de Beja funciona na Rua Afonso Lopes Vieira nº 18, de segunda a sexta-feira, das 9h30-13h00 e das 14h00-17h30.
Foto:@RTP