12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cerca de 200 mil euros serão investidos no distrito de Évora. Um acordo assinado entre o IEFP e a Associação Comercial do Distrito de Évora com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Octávio Félix Oliveira (c/som e fotos)

O Secretário de Estado do Emprego, Octávio Félix Oliveira esteve em Évora, esta quarta-feira, dia 3 de junho para presidir a cerimónia de assinatura do Acordo de Cooperação entre o IEFP – Instituto do Emprego e Formação profissional e a ACDE – Associação Comercial do Distrito de Évora.

O Acordo de Cooperação tem como objetivo proporcionar formação em contexto de trabalho a 100 pessoas que se encontrem desempregadas e que com o reforço das suas competências possam vir a ficar nas empresas, abandonando a situação de desemprego.

Técnicas de Venda, Técnicas Comerciais, Empreendedorismo e Informática – Novas Tecnologias, são as áreas de formação, com uma carga horária de 200 horas em sala e 380 horas nas empresas associadas da Associação Comercial do Distrito de Évora.

A Rádio Campanário acompanhou a assinatura do Acordo de Cooperação tendo falado com o Secretário de Estado do Emprego, Octávio Félix Oliveira que começou por referenciar que a medida pode favorecer os formandos porque “estando nas empresas, no final deste processo, grande parte deles possam ficar nas empresas e abandonem a situação de desempregados”.

Octávio Félix Oliveira diz ainda que “os dados do INE têm evidenciado que por cada relação de trabalho estabelecida com base num contrato a termo se estabelece em cerca de três relações de contratos sem termo em condições de efetividade. O que se tem alterado no mercado laboral português é de uma maior proporção das relações de trabalho estáveis, permanentes com base em contratos sem termo”.

O Secretário de Estado do Emprego vai mais longe, “o desemprego não tem diminuído só no país, no distrito de Évora também tem diminuído, está com cerca de 8 mil pessoas desempregadas e creio que no próximo mês vai ser possível descer para o patamar das 7 mil, mas é importante termos a noção de que há um ano esse número era de 9.500 e há dois anos era de 10.800. É ainda um número elevado mas conforta-nos este percurso que temos feito”.

 

O Delegado Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), José Palma Rita explica que o IEFP faz formação profissional diretamente através dos seus Centros de Emprego e Formação, mas também faz parcerias com várias entidades de preferência entidades coletivas como neste caso das associações industriais e comerciais para que possa identificar melhor quais são as necessidades de formação dos associados e dos recursos humanos daquelas entidades que estão associadas naquele organismo”, acrescentando, “trata-se aqui de fazermos uma encomenda de formação profissional a uma entidade, a Associação Comercial que vai desenvolver essa formação junto de desempregados que estão inscritos nos Centros de Emprego e que são encaminhados, procurando que a formação seja o mais ajustada possível às necessidades dos seus associados para que depois elas possam ser integradas nessas mesmas empresas”.

Palma Rita referiu ainda que os cursos deverão decorrer em Évora (2), Montemor-o-Novo (1) e outro em Estremoz ou Vila Viçosa, “para dar resposta a pessoas desempregadas, jovens, que possam interessar nas empresas, no setor comercial, mas também essas empresas terem uma margem de recrutamento”.

 

Para o presidente da Associação Comercial do Distrito de Évora, António Melgão, “são 100 pessoas que irão beneficiar da formação, havendo a coordenação entre a Associação Comercial do Distrito de Évora e o IEFP para escolher as pessoas indicadas”.

“Iremos tentar conseguir interessados mas que estejam mesmo interessados, que não estejam nesta formação para terem mais uma formação, vamos tentar encontrar pessoas que queiram realmente ingressar no mercado de trabalho”, refere.

 

A cerimónia decorreu nas instalações da ACDE, na Praça do Giraldo, pelas 12h00.

Populares