A Base Aérea N.º 11, em Beja, recebe a partir de hoje e até ao próximo dia 14 de Maio, o exercício internacional Nato Tiger Meet 2021 (NTM2021), que conta com a participação de 56 aeronaves e oito esquadras de voo “Tiger”, de Portugal, Grécia, Holanda, Itália, Polónia, Suíça e da NATO.
A edição deste ano é da responsabilidade da Esquadra 301 – “Jaguares” da Força Aérea Portuguesa, que foi distinguida com o troféu “Silver Tiger” na última edição do NTM, que decorreu Mont-de-Marsan, França, no ano de 2019.
A Força Aérea em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa efetuou esta semana 217 testes antigénios à COVID-19 a militares portugueses, italianos e holandenses participantes no #NTM2021, sendo todos os resultados negativos.
Esta foi uma das medidas implementadas na Base Aérea N.º 11, em Beja, para garantir que o exercício decorra em segurança face ao atual contexto de pandemia. Os militares enfrentam este desafio com determinação e compromisso no sentido de estabelecer um ambiente seguro para o desenvolvimento das operações aéreas. Adicionalmente foram definidas áreas segregadas e medidas de prevenção em articulação com a Direção-Geral de Saúde.
Criado pela NATO Tiger Association, este é um exercício que procura promover a cooperação e solidariedade entre as Esquadras de Voo das Forças Aéreas da NATO e Membros da Parceria para a Paz, que têm como símbolo um “Tigre”, assumindo um papel fundamental na preparação, treino e qualificação das forças participantes.
Pode acompanhar as missões de treino e atividades na página dedicada ao exercício NTM2021.