Depois da intervenção na Fonte Nova, prossegue a estratégia municipal de valorização do património hidráulico, com obras de conservação e restauro de dois chafarizes vizinhos, situados na antiga Estrada Nacional 18.
O Chafariz dos Leões, construído no final do séc. XV ou início do séc. XVI, deve o seu nome, segundo a tradição, aos dois leões de mármore que o caracterizam e que seriam originários da antiga fonte da Praça Grande (atual Praça do Giraldo). Classificado desde 2013 como Monumento de Interesse Publico, era abastecido pelo Poço Novo, por meio de um cano subterrâneo, desde a zona da Porta de Avis, conforme divulgado pelo município.
O vizinho chafariz, denominado de São Bartolomeu, foi fundado no início do séc. XVI, o qual também seria, de forma indireta, abastecido pelo Poço Novo, sendo a água que o alimenta conduzida por um canal subterrâneo desde a caixa de água do Chafariz dos Leões.
Para além dos trabalhos de recuperação patrimonial, está também a ser preparada a nova exposição permanente que marcará a reabertura ao público da Unidade Museológica da antiga Central Elevatória de Água, na Rua do Menino Jesus, bem como a implementação de dois percursos pela cidade que dão a conhecer vários monumentos da água.