O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou esta segunda-feira, dia 10 de novembro os concelhos de Borba e Estremoz.
A visita iniciou-se no concelho de Borba tendo Cavaco Silva seguido depois para Estremoz, tendo sido recebido com Honras Militares pelo Regimento de Cavalaria nº 3 (RC3).
Após almoço no Regimento de Cavalaria de Estremoz e de visita à Adega Tiago Cabaço Wines, o Chefe do Estado Português foi recebido no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte, onde assistiu ao trabalho de artesãos da barrística estremocense, que exemplificaram a modelação dos Bonecos de Estremoz, para os quais a Câmara Municipal está a desenvolver a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Seguiu-se uma visita à exposição de Bonecos de Estremoz de cada um dos barristas e de exemplares da Coleção Reis Pereira, e à exposição evocativa do centenário da Delegação de Estremoz da Cruz Vermelha Portuguesa.
Durante a sua intervenção, na sessão comemorativa desta visita oficial, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, agradeceu a visita do Senhor Presidente da República ao concelho de Estremoz, enaltecendo a importância da sua influência na manutenção do Regimento de Cavalaria n.º 3 nesta cidade. O Presidente da Câmara falou ainda sobre a importância dos sectores dos vinhos e dos mármores para a economia do concelho, bem como do papel dos Bonecos de Estremoz para dinamizar a economia e o turismo, tendo oferecido ao Presidente da República e a sua esposa, um Presépio de Altar da autoria da artesã Maria Luísa da Conceição.
No final da sua intervenção e aproveitando a presença na cerimónia do Senhor Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro, o Presidente da Câmara solicitou que o Governo reveja a Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso, no sentido de haver uma maior flexibilidade que permita às autarquias um melhor aproveitamento dos fundos comunitários, ao que o Secretário de Estado respondeu já existirem planos da Administração Central nesse sentido.
Em declarações à Rádio Campanário Luís Mourinha diz que a visita do Presidente da República ao Regimento de Cavalaria 3 “é o reconhecimento da recuperação e manutenção do RC3”.
O autarca diz que das muitas propostas apresentadas para o Chefe de Estado terminar a visita em Estremoz, Cavaco Silva escolheu o Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Mourinha%20arranjado10nov14.mp3{/play}
O Comandante do Regimento de Cavalaria 3 (RC3), “Dragões de Olivença”, o coronel de Cavalaria Nuno Gonçalo Victória Duarte em declarações a esta Estação Emissora diz que “receber o Presidente da República e comandante supremo das Forças Armadas” representa “um dia muito importante para todos os militares”.
O Coronel refere, “a nossa satisfação é o cumprimento da nossa missão e o Comandante Supremo estar hoje aqui entre nós é um sentimento de grande alegria e de motivação, dedicação e empenho para todos nós”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Regimento%20arranjado10nov14.mp3{/play}
O Presidente da República em declarações à comunicação social diz que leva do Alentejo boas ideias e a ideia de que aqui no Alentejo, nesta região, apostando nos produtos locais se pode construir um futuro melhor”.
O Chefe de Estado realça o contributo das câmaras municipais e das empresas “a taxa de desemprego está abaixo da média nacional”.
Cavaco Silva destacou os produtos da região, “adegas que têm feito grandes investimentos para melhorar a qualidade e por outro lado o vinho juntou-se ao turismo e à qualidade deste produto juntam-se outros”.
A finalizar o Presidente da República deixou a mensagem, “sorrir às dificuldades”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Cavaco%20Silva10nov14.MP3{/play}
Recorde-se que o Chefe de Estado iniciou a agenda presidencial em Borba onde foi recebido na Nova Adega de Borba, pelas 10h30 seguindo depois a comitiva para a Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba, na Rua Quinta da Prata onde procedeu à inauguração do Pavilhão Multiusos “Caetano Gazimba”, um espaço que envolveu um investimento de um milhão de euros, comparticipados em 250 mil euros através de fundos comunitários. O equipamento inclui um ginásio, um auditório e uma piscina, com dois tanques, está integrado na “Aldeia Social” da Misericórdia de Borba, um espaço intergeracional que integra um conjunto de valências e que apoia cerca de 700 utentes.