No passado sábado (30 de Setembro), Portalegre recebeu o maior evento militar realizado em Portugal nos últimos 40 anos, o 12º aniversário da Brigada de Reação Rápida (BrigaRR), do Exercito Português.
Mais de 600 militares da BrigaRR, constituída pelas tropas especiais, os comandos e os paraquedistas, bem como Chefe do Estado-maior do Exercito, General Frederico José Rovisco Duarte, estiveram na comemoração desta que é uma força militar que tem como missão a salvaguarda do interesse nacional, participando em missões de defesa do território e missões de interesse público.
Em declarações à Rádio Campanário, o Chefe do Estado-Maior do Exercito, General Frederico José Rovisco Duarte, destaca o “carinho” com que são recebidos no interior, sobre o qual reconhece “o problema de recrutamento” destas regiões.
Nas suas declarações, o General Rovisco Duarte recorda o seu pai, que foi soldado no Batalhão de Caçadores 1 em Portalegre, motivando a afirmação de que se tratou de um “regresso sentimental” a esta cidade.
De acordo com o Chefe do Estado-Maior do Exercito “é gratificante trazer o Exercito ao interior”, desviando os militares do local “que estão habituados”, o Litoral.
O Exercito tem “procurado trazer cerimónias para o interior”, reconhecendo o “problema de recrutamento”, ainda assim, são recebidos com “carinho” e a mensagem que chega aos militares é de que “querem que estejamos presentes”.
Para o General, o conhecimento sobre o território é essencial, motivando a afirmação de que “não é exército se não conhecer o seu território”, e nesse sentido, destaca a “nacionalidade” de quem assiste às cerimónias, sobre a qual faz questão de “cultivar e manter”.
{gallery}portalegre_BrigaRR{/gallery}