Terminou hoje a 44ª edição do Rally Dakar, que decorreu na Arábia Saudita. O piloto António Maio, natural de Santiago de Rio de Moinhos (Borba), terminou a mítica prova de todo-o-terreno, considerada uma das mais exigentes do Mundo, na 21ª posição alcançada na geral das motos.
Nas redes sociais, António Maio fez o balanço desta aventura:
“Este Dakar foi incrível!
A nossa presença na Arábia Saudita, por tantos dias, demonstra o trabalho de tantos meses e só tenho a agradecer à minha equipa @yamahamotorpt e @yamahafinomotor, por tanto apoio e tanta dedicação ao longo de toda esta jornada, à @franco.sport pelo incrível apoio logístico, ao meu mecânico e grande amigo @brunopires8648, porque sem ele tudo isto teria sido bem mais difícil, e obviamente a todos os meus patrocinadores, sem todo este apoio seria impossível ter alcançado o 21º lugar da geral
Este ano, as etapas foram, a meu ver, menos exigentes em termos físicos mas muito longas em distância, pondo à prova Homem e máquina. No meu caso, correu tudo bem e é sem dúvida muito gratificante acabar este rali junto de pilotos profissionais, quando tanto eu como o Bruno como elementos das forças de segurança que somos, marcamos férias nesta altura para poder participar no rali, ao invés de grande parte dos pilotos em competição.
E sim, é verdade que para mim este foi um Dakar menos exigente a nível físico, mas em contrapartida foram dias muito complicados a nível psicológico, pois não ter desfrutado dos meus filhos recém nascidos, e não ter prestado todo o apoio à minha mulher (que é incrível e um pilar importantíssimo nesta aventura, para além de fulcral para manter a minha estabilidade emocional) foi muito difícil, e todos os dias sonhava em poder abraçá-los!
Hoje a Camila e o Francisco fazem 1 mês e não há classificação de Dakar que me dê tanta felicidade como a de ser pai deles
Obrigado a todos vocês que estiveram aí desse lado a apoiar! O Major está quase a chegar.
Camila e Francisco, o pai está a chegar”