Os 42 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), que se encontravam integrados na Força de Reserva – Reserve Formed Police Unit (RFPU) – da Gendermarie Europeia (EUROGENFOR) para a missão da União Europeia (UE) no Kosovo – European Union Rule of Law Mission (EULEX) Kosovo, regressaram a Portugal ontem, dia 5 de julho, pelas 17h30, tendo sido recebidos pelo Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro.
Relembra-se que a Guarda Nacional Republicana, no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, nomeadamente no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) da União Europeia (UE), disponibilizou militares, através da EUROGENDFOR, para integrar a primeira unidade constituída de reserva, projetada em reforço da Gestão Civil de Crises da UE.
As missões da EUROGENDFOR cobrem uma ampla gama de tarefas policiais, sendo que, desde a sua criação formal em 2007, já foi empregue em 16 missões e operações em todo o mundo, sendo de realçar que a RFPU é a primeira Unidade Constituída, que a organização projeta, no quadro de uma missão civil da PCSD da UE.
A missão que durou cerca de 4 meses garantiu o apoio à missão da União Europeia no Estado de Direito do Kosovo – EULEX, contribuindo para a estabilidade e para a segurança do Kosovo.
É para a Guarda Nacional Republicana um enorme orgulho ter assumido o Comando desta Força bem como o contributo de todos os militares portugueses que dela fizeram parte.