Todos os anos, entre finais de setembro e finais de novembro, a terra intercepta a órbita do Cometa 2P/Encke.
Durante este período, este planeta passa por uma região repleta de detritos do cometa, que, ao entrar na atmosfera, aquecem devido à resistência do ar e tornam-se incandescentes.
Este fenómeno, dá origem às famosas chuvas de meteoros conhecidas como Táuridas, cujo nome deriva da constelação de Touro, de onde parecem irradiar.
Dada a homegenidade das Táuridas, os dias de 1 a 9 de Novembro vão dar boas oportunidades de visualização.
Apesar do número de eventos por hora ser relativamente baixo, o que destingue as Taurídas das restantes chuvas de meteoros é a dimensão do meteoro, com elevada probabilidade de ocorrerem boloides, literais bolas de fogo no céu!
Os melhores momentos para observar as Táuridas serão nas noites entre 1 e 9 de novembro. O radiante estará no ponto mais alto cerca da 1 da madrugada do dia 5.
No Observatório do Lago de Alqueva vão existir sessões especiais programadas entre os dias 3 e 9 de Novembro 2024.
O Observatório do Lago Alqueva (OLA) é o maior observatório astronómico dedicado à divulgação da ciência, localizado em Monsaraz, no Alentejo.
Internacionalmente certificado como Reserva Dark Sky® e reconhecido como um destino de “Starlight Tourism”, este observatório é uma oportunidade única para desfrutar de um magnífico céu noturno, ideal para observações astronómicas.