12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Chuvas intensas levam a várias derrocadas de muros e barreiras no Alentejo(c/fotos)

As fortes chuvadas que se fizeram sentir nos últimas dias provocaram ocorrências um pouco por todo o Alentejo.

Um pouco por toda a região verificaram-se derrocadas de muros e barreiras assim como pequenos deslizamentos de terras e estradas com grandes lençóis de água tendo sido algumas das ocorrências registadas.

Na página oficial do Instituto Português do Mar e Atmosfera é possível verificar a precipitação acumulada no distrito de Évora, entre os dias 3 e 6 de fevereiro elevando para 63,0mm o total de precipitação acumulada. Nos últimos 4 dias o nível de precipitação acumulada neste distrito subiu de 9,8mm para 63,0mm.

(Informação disponível em: https://www.ipma.pt/pt/oclima/monitoriza.dia/ )

Decorrente da intensa precipitação que se verificou e tal como a Rádio Campanário noticiou as chuvas contínuas no Alentejo têm deixado marcas nos campos agrícolas e nas albufeiras que ficaram alagados assim como subiu o caudal do rio Guadiana, que transbordou para as margens e quase submergiu o cais de Mértola. 

Para amanhã, o IPMA prevê Períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado nas regiões Norte e Centro.Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até ao início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência na região Sul a partir da tarde, e que serão de neve acima de 1200/1400 metros de altitude. Possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões Norte e Centro até final da manhã.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral da região Sul, com rajadas até 70 km/h, até ao início da manhã, sendo forte (40 a 50 km/h) nas terras altas, com rajadas até 90 km/h, rodando para sul/sudoeste a partir do final da tarde. Está ainda prevista uma subida da temperatura mínima.

Populares