Na sequência da proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a Assembleia-Geral da Organização das Cidades Património Mundial, que decorreu ontem, dia 5 de junho, em Cracóvia (Polónia), aprovou por unanimidade o apoio à candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Na sua intervenção na Assembleia Geral, o autarca Carlos Pinto de Sá afirmou que a candidatura de Évora pretende ter “uma forte dimensão europeia” e convidou as cidades europeias a colaborarem ou mesmo estabelecer parcerias com Évora. Afirmou, ainda, que a candidatura quer incluir “uma dimensão humanista e multicultural que aborde os problemas do nosso tempo” e convidou as cidades de outros continentes a cooperarem com Évora.
No final da Assembleia Geral, o presidente de Évora manifestou-se muito satisfeito com esta declaração de apoio da OCPM, frisando que significa o reconhecimento do papel de Évora e um importante contributo para a candidatura de Évora a Capital Europeia de Cultura.
Sublinha-se que Évora tem um longo historial de participação ativa na OCPM tendo sido membro fundador. A Organização das Cidades Património Mundial é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1993, em Fez (Marrocos) e promove a defesa dos interesses das cidades e sítios património mundial no que respeita à salvaguarda do seu legado histórico e patrimonial. Conta neste momento com mais de 300 cidades e sítios classificados Património Mundial da UNESCO. Évora é Património Mundial da Unesco desde 1986.