A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), na qualidade de Autoridade de Transportes Regional, promove, em articulação com Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), o Passe do Antigo Combatente.
O Passe do Antigo Combatente abrangerá todos os antigos combatentes, titulares de cartão de antigo combatente, bem como as viúvas e viúvos de antigos combatentes, portadores de cartão comprovativo, oferecendo a isenção de pagamento do título mensal ou de utilização de 30 dias consecutivos, intermodal ou monomodal, vigentes nos serviços de transporte público de passageiros da Comunidade Intermunicipal.
Para solicitar este apoio, os utentes deverão preencher e entregar o respetivo requerimento junto da Rodoviária do Alentejo, juntamente com a apresentação de cartão de antigo combatente ou de cartão de viúva ou viúvo de antigo combatente; a apresentação do cartão de cidadão ou outro título válido equivalente; e o comprovativo de morada fiscal de residência habitual.
Nos casos em que o tarifário assenta em assinaturas de linha, tal como se verifica no Alto Alentejo, o título de referência será o requisitado pelo beneficiário, de acordo com as suas necessidades de deslocação habitual, até ao escalão máximo de distância de 32km, a contar da sua localidade de residência. A gratuitidade e condições de atribuição do Passe do Antigo Combatente podem consultadas na Portaria n.º 198/2021, de 21 de setembro.
Ainda no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária, a CIMAA, enquanto autoridade de transportes, aufere descontos de 50% para passes sociais e 25% para passes de estudantes.