De 19 a 21 de setembro de 2023, o congresso final do projeto LIFE-myBUILDINGisGREEN, projeto no qual a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) é parceira, terá lugar no Real Jardim Botânico (RJB-CSIC), em Madrid, onde irão ser apresentados os resultados alcançados até agora.
De acordo com a CIMAC, este evento, contará com a participação de profissionais no domínio das infraestruturas verdes e da adaptação dos edifícios e das cidades às alterações climáticas, bem como a presença de gestores de projetos e iniciativas relacionados com as Soluções Baseadas na Natureza a nível europeu, nacional (Espanha e Portugal), regional e local.
Para formalizar a inscrição, será necessário preencher o formulário concebido para o efeito. Este formulário, o programa completo e todas as informações relacionadas com a organização deste evento podem ser consultados em: https://life-mybuildingisgreen.eu/pt/congresso/
O LIFE-myBUILDINGisGREEN tem como objetivo aumentar a resiliência climática dos edifícios de serviços de educação e serviços sociais através da implementação de soluções baseadas na natureza como protótipos de adaptação climática e melhoria do bem-estar dos edifícios.
A CIMAC é um dos parceiros benificiários deste projeto projeto, tendo neste momento em curso a obra na Escola Básica da Horta das Figueiras, edifício-piloto selecionado para a implementação dos protótipos de Soluções Baseadas na Natureza (NBS). Prevê-se subsequentemente a realização de visitas técnicas à obra para os técnicos municipais, procurando desencadear um efeito multiplicador do conhecimento e replicabilidade das NBS no território do Alentejo Central.
Uma componente importante do projeto é a monitorização do impacto das NBS, o que só é possível a médio prazo. Uma vez que a conclusão da obra na Escola Básica da Horta das Figueiras coincidirá com a conclusão do projeto, é crucial garantir a referida monitorização no pós-obra, para aferir e quantificar o impacto efetivo das NBS.
Paralelamente, é expectável que as ações de disseminação do conhecimento continuem no terreno, de modo a garantir a replicabilidade das NBS e potenciar o contributo do projeto para a adaptação às alterações climáticas.
Fonte: CIMAC