Na sua reunião de 21 de Março, o Conselho intermunicipal da CIMAC foi informado pelo seu presidente de uma reunião com representantes da Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã «SIM!
O Aeroporto de Beja é parte da solução», na qual foram transmitidas as preocupações com a ausência de financiamento para o Plano Ferroviário Nacional e, sobretudo, com a não inclusão da modernização e eletrificação do troço Beja-Ourique/Funcheira no PNI 2030 e/ou PRR.
Neste sentido, foi solicitado à CIMAC que:
• Em conjunto com outras CIM e Municípios, se apresente este assunto a discussão em reunião do Conselho Regional;
• Dê apoio à recolha de assinaturas de uma petição lançada para que a questão seja discutida na Assembleia da República, sendo esta uma questão urgente, visto que, em reunião com o Senhor Ministro das Infraestruturas, foi transmitida a ideia de que alguns destes financiamentos poderão vir ainda a ser acolhidos no PRR;
• Tome posição pública e junto das entidades relevantes sobre este assunto.
O Conselho Intermunicipal deliberou por unanimidade manifestar o seu apoio às pretensões daquela Comissão Dinamizadora concordando com a importância crucial da modernização da ligação Beja-Ourique/Funcheira para dotar o sul do País com uma rede ferroviária moderna que sirva o seu desenvolvimento.
Com a modernização daquele pequeno troço de ferrovia, Portugal ganha uma nova ligação Lisboa-Faro, uma nova ligação do Complexo de Sines/Litoral Alentejano a Espanha, uma ligação direta do Aeroporto de Beja ao Algarve e do Algarve ao interior do País e a Espanha. O Sul do País ganha coesão territorial, mais competitividade, melhor Ambient