O Município de Vidigueira recebeu 3 biotrituradores/estilhaçadores, equipamentos móveis destinados à Proteção de Aglomerados Populacionais do concelho, constituindo uma forma de alternativa ao uso do fogo na eliminação de sobrantes, mais sustentável e amiga do ambiente.
Este investimento da autarquia resulta de uma candidatura da CIMBAL, para os treze municípios associados, ao programa Alentejo 2020, no valor de total de 911.151,40€ (c/IVA incluído), com comparticipação FEDER a 85%, segundo informação divulgada pelo Município da Vidigueira, na sua página de Facebook.
Tem como objetivo criar condições para uma melhor segurança e proteção das populações, bens/património e ambiente, no que respeita ao risco de incêndios, dando cumprimento às metas estabelecidas no Plano Municipal de Defesa da Floresta e Combate a Incêndios.
O projeto contempla igualmente a aquisição de sirenes e altifalantes, construção de um ponto de ponto de água e kits de 1ª intervenção. Serão também realizadas ações de sensibilização junto da população, do público escolar e de produtores florestais e agrícolas, relativas a comportamentos de risco e boas práticas no âmbito dos incêndios rurais e na defesa da floresta contra incêndios.