O músico Júlio Costa, 85 anos, do Trio Odemira, morreu esta sexta-feira.
A notícia foi avançada à Agência Lusa pelo ator Paulo Vasco. que referiu “O músico Júlio Costa morreu hoje, aos 85 anos, cinco dias depois do seu irmão Carlos. Desaparecem assim, num curto espaço de tempo, os elementos fundadores de um dos mais longevos e sem dúvida profícuos grupos da história da música portuguesa”,
O Trio Odemira contava mais de 60 anos de carreira. Formou-se em 1958 e protagonizou êxitos como “Ana Maria” e “Anel de Noivado”, tendo sido o primeiro a gravar em disco temas populares alentejanos, à exceção dos grupos corais, segundo a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, que dá como exemplo o single “Rio Mira”, de 1958.
Recorde-se que, tal como a Rádio Campanário noticiou, faleceu no passado domingo Carlos Costa, nascido em 1928, um dos dois irmãos que nos anos 50 fundaram o Trio Odemira.
Os irmãos Júlio e Carlos Costa foram ainda novos para Odemira. O conjunto Dois Odemira surgiu em 1955, quando venceram um concurso de novos talentos promovido pelo programa radiofónico “Companheiros da Alegria” .
Tornaram-se Trio Odemira com a entrada de José Ribeiro que esteve 22 anos no grupo.