A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja informa, em nota, que “este inimigo traiçoeiro [COVID-19] que não poupa nada nem ninguém, atingiu agora cinco mulheres e homens que desempenha com empenho e determinação a função de Bombeiros”.
Segundo a nota, logo que foram conhecidos estes casos “que, ao que se sabe não teve origem relacionada com socorro ou transporte de doentes, mas sim resultante de transmissão local na comunidade, a Direção da Associação e o Comando do Corpo de Bombeiros transmitiu à Autoridade de Saúde, procedendo-se ao isolamento profilático, não só destes, mas também de outros 18 bombeiros que tiveram contactos considerados de alto risco. Em colaboração com a Câmara Municipal de Beja, estamos a reunir esforços para que possamos testar toda a população deste Corpo de Bombeiros o mais rapidamente possível, no sentido de despistar outros eventuais casos e/ou tomar novas medidas de mitigação”.
É ainda referido que desde março de 2020 que está acionado o Plano de Contingência Interno desde Corpo de Bombeiros e “desde essa altura que procedemos diariamente à desinfeção regular de instalações, veículos e equipamentos”.
“Estamos em condições de GARANTIR o socorro à nossa população e a segurança sanitária a todos os doentes por nós transportados, bem como em todas as funções de socorro confiadas a bombeiros”, frisa a nota.
Ao Lidador Notícias, Pedro Barahona, presidente da Direção, revelou que “o corpo tem um efetivo de 94 pessoas e vai ser sujeito a testes de despistagem na quinta-feira e mediante os resultados assim são tomadas ou não outras medidas” justificando que face à situação “reduzimos os serviços às intervenções no concelho”, concluiu.