Depois de ter estado encerrado para obras de requalificação, o nosso Cineteatro vai voltar a abrir as suas portas já no dia 21 de novembro, pelas 14h, para receber a exposição “Bem-vinda sejas Amália”, uma celebração da vida e obra daquela que é para muitos a maior artista portuguesa de todos os tempos.
A exposição estará patente entre 21 de novembro e 6 de dezembro. Estará disponível para visitação, de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Pelos quatro cantos do país, a cultura não pára. Está mais condicionada, tem normas bastante apertadas, mas continua a fazer parte do quotidiano das pessoas, até funcionando como um “escape” desta realidade pandémica que vivemos. Só assim, cumprindo todas as normas emanadas pela DGS para a Cultura, é que poderíamos acolher uma exposição desta dimensão e mostrá-la não só a todos os munícipes, mas também a quem nos visita.
A Exposição “Bem-vinda sejas Amália”, concebida pela Fundação Amália Rodrigues, em parceria e co-organização da Câmara Municipal de Alter do Chão, esta exposição, organizada em diferentes suportes, pretende entrar no universo da artista, da Diva e da persona. Um percurso pioneiro pelos palcos do mundo, uma carreira artística que é uma odisseia de fascinante encantamento de públicos.
Partilhamos também, cúmplices, sem flashes, mas com o seu glamour, as ruas, as pessoas, as cidades e em privado inscrevendo a sua poesia. Refletirmo-nos também nas singularidades do abismo de uma transfiguração para o palco.
À imagem estática a exposição junta o movimento e a voz e assim reconstituir os fragmentos de memória, um puzzle incompleto, mas que o milagre da nossa era do cinema e da televisão permite tornar próximo.