18.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Outubro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cineteatro Grandolense recebe apresentação do Observatório para a Transição Justa do Alentejo Litoral

CM Grândola

Em nota enviada à nossa redação, a Comissão de Corrdenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo, revela que, no próximo dia 7 de setembro, pelas 10h, deocrre, no Cineteatro Grandolense, em Grândola, a apresentação do Observatório para a Transição Justa do Alentejo Litoral.

O encerramento da Central Termoelétrica de Sines é parte do compromisso nacional com a União Europeia para a redução de emissões de CO2. Deste propósito advém um caminho de compensação para a região através do Fundo para a Transição Justa (FTJ) que tem como objetivo: permitir às regiões e às pessoas abordar os impactos sociais, no emprego, económicos e ambientais da transição para as metas energéticas e climáticas da União para 2030 e para uma economia da União com impacto neutro no clima até 2050, com base no Acordo de Paris.

A Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030 gere o FTJ do Alentejo Litoral e para o efeito desenvolveu um Plano Territorial para a Transição Justa (PTTJ) onde estão refletidos os propósitos, os caminhos e as metas a alcançar, onde vem explanado o propósito de criação de um Observatório para a Transição Justa do Alentejo Litoral, para monitorização e implementação do FTJ, coordenado pela CCDR Alentejo, IP. que deverá reunir entidades que assegurem uma representatividade e conhecimento deste território, permitindo um diálogo constante entre entidades nacionais e regionais com entidades locais num contexto de relevância acrescida destes desafios no futuro. Tendo como proposta de resultados a apresentar regularmente, um barómetro periódico de qualidade de vida no Alentejo Litoral e uma plataforma digital colaborativa que integra entidades empregadoras (presentes e futuras), as entidades formadoras e a comunidade visada.

De acordo com a CCDR Alentejo, a abertura da ordem de trabalhos ficará ao cargo do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, e do presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva. De seguida decorre a apresentação do Observatório, a Instalação do Órgão e o Fundo para a Transição Justa do Alentejo Litoral, com intevenções da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), Autoridade de Gestão Alentejo 2030, Agência para o Desenvolvimento e Coesão e DG Regio

Populares