Decorreu na passada sexta feira, 6 de março, o ato de assinatura do termo de aceitação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), na sede da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.
O concelho de Vila Viçosa torna-se assim o primeiro, no distrito de Évora, a iniciar os projetos CLDS 4G.
A cerimónia contou com a presença de José Domingos Ramalho, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, que aos nossos microfones começa por manifestar a sua satisfação “pois finalmente conseguimos que todo o distrito fosse abrangido pelos contratos locais de desenvolvimento social”.
O diretor destaca ainda que “Vila Viçosa foi o primeiro contrato assinado”, explicando de seguida que “a designação do projeto é Motor Social, e vamos fazer intervenção quer no eixo 1 (emprego, formação e qualificação) quer no eixo 2 (intervenção familiar e parental), nomeadamente ao nível da pobreza infantil”.
“É um momento bom para o concelho e acima de tudo para as suas entidades e população”
José Ramalho
Questionado sobre o montante investido, José Ramalho refere que “o investimento é superior a 421 mil euros, sendo a entidade coordenadora a Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa”, acrescentando que “a autarquia foi responsável por indicar a Misericórdia de Vila Viçosa”.
O diretor explica que o contrato assinado “destina-se essencialmente para a luta contra a pobreza, falamos de populações com carências ao nível social”, sendo que “o grande objetivo é reduzir a exclusão social, possibilitando um elevador social para as franjas mais carenciadas da população”.